Trello tech pipeline | Source Beyond codin: soft skills for success In tech

Produzir sem mentir

Eu disse que voltaria com outra dica essencial para que sua próxima segunda seja mais produtiva. Ontem falei sobre a técnica Pomodoro, útil em alguns casos – a maioria no meu ponto de vista -, ainda naquele texto mencionei que é preciso saber as tarefas que serão executadas. É aí que entra o Trello, eu defino como um organizador para suas missões diárias. Fiz o teste e construí esse post da seguinte forma.

trello_interface.jpg

Interface de quadros do Trello

Como podem ver, uso o meu timer como disse ontem e também passei a inserir essa ferramenta de organização no meu projeto do blog. Os objetivos que preciso atingir dentro do meu pomodoro ficam mais claros e sem dúvida consigo manter o foco. Sua conta é organizada em quadros que levam o nome do projeto que pretende desenvolver – sozinho ou em grupo -, dentro desse quadro existem as colunas que servem para definir os objetivos que serão alcançados. As minhas estão separadas em: To Do (para fazer), Doing (fazendo) e Done (feito), conforme elas são realizadas basta clicar e arrastar para a coluna correspondente. Outro recurso que achei incrível foi a possibilidade de criar um checklist.

trello_checklist.jpg

Checklist criado no Trello

É possível fazer uma organização tremenda sem muito papel ou planilha – para quem tem aversão ao Excel -, só pelos três itens da minha lista já dá para saber que quando o assunto é trabalho em grupo, sou o indivíduo que gosta de saber dos prazos, atividades que precisam ser entregues e de preferência que isso seja visível para todos. Se tem algo que me incomoda é quando alguém em um grupo solta a frase: não tem nada pra fazer ¬¬’

Enfim, faz pouquíssimo tempo que conheci a ferramenta e passei a utilizá-la – menos de 24  horas -, comecei gostando do conteúdo que é publicado no blog da Trello Brasil, os artigos trazem dicas e são objetivos e relevantes, além disso sempre contam com colaborações – já estou até pensando em me aplicar -, inclusive navegando por lá achei um texto que falam sobre a técnica pomodoro tiro o chapéu para o autor daquele post, vale a leitura -, pois bem, outro fator #MUSTHAVE para todo desenvolver web e que me agrada as córneas são as cores utilizadas, nada de agressão visual e nem fontes serifadas que eu tenho certo preconceito, preciso admitir e dar meu s parabéns ao designer!

Por fim, porém não menos importante preciso falar da limitação que percebi, o aplicativo para o celular poderia ter a opção de editar os quadros e itens sem conexão com a internet, isso seria um diferencial do organizador completando as inúmeras funções existentes.

trello_checklistdone.jpg

Checklist finalizado 😀

Olha só, consegui ser objetivo e em menos de 1 pomodoro falei sobre os itens do meu checklist. Desafio você a fazer o mesmo e comentar qual foi seu resultado, não importa se é um projeto individual ou em grupo. Espero que seus próximos dias sejam mais produtivos. Até amanhã!

1 comentário

  1. Maria Emilene Correia · janeiro 22, 2016

    Vou fazer o test, depois eu te digo se funcionou comigo! bjs

    Curtido por 1 pessoa

Os comentários estão desativados.